quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mídia, seus prós e contras!

Podemos ver que a cada dia que passa a mídia tem cada vez mais poder sobre o ser humano, hoje estava vendo o jornal e vi uma reportagem onde um grupo de jovens atacou um senhor de 38 anos, espancaram ele ate a morte, e tamanha a frieza desses delequentes eles afirmaram que fizeram isso porque aquele senhor não fazia diferença alguma. Confirmaram também que eles agiram como aquele grupo de jovens que passa na novela Caminho das Índias (turma do Zeca) que fazem papel de pitty boys, em seguida uma psicóloga falou isso se da o decorrer a má educação, pais que trabalham e não dão a devida atenção aos filhos e quando estão em casa para suprir esta falta deixam os filhos fazerem o que querem, não sabem dizer não, e as tais “crianças fazem essas brincadeirinhas para se divertir” e os pais acham uma graça, igual como acontece na novela, que pai e a mãe acham lindo o filhinho pegar e ficar jogando ovos da janela nas pessoas que passam na rua, acham lindo ele perturbar a professora que está tentando fazer seu trabalho, e ainda acusam a escola de estar perseguindo o filho deles. Vamos analisar esse caso, o rapaz faz o que faz e tem apoio dos pais, pais que também não são exemplos, uma mãe que se atira em cima das pessoas por interesse, um pai que é advogado de arrumar trambique, ajuda funcionários fraudar acidentes para ganhar indenização, entre outras coisas, então esta família não é exemplo bom para ninguém e para filho algum.
Mas vamos aos prós e contra da mídia:
Os prós: se nesse caso da novela que já comentamos, temos que ver que nem sempre os pais são tão livres assim, e mesmo com a ausência sabe educar seus filhos, porem os pequenos não aprende a lição, assim vejo por um lado positivo essas cenas na novela para os pais poderem entender o que pode ocorrer quando seus filhos estão na escola, na rua, e nem fazem idéia que eles comentem essas tais barbaridades, é um modo de chamar atenção dos pais para eles ficarem atentos a atitudes de seus filhos e tomarem consciência que isso pode estar acontecendo dentro de casa e não estão conseguindo ver. Outro caso é em relação às novelas colocarem casais de homossexuais e mostrarem que uma relação assim não é um bicho de sete cabeças, nem vulgar como muitas pessoas pensam, mostram reações de um jovem ao se descobrir e assim os pais poderem conseguir ver isso dentro de casa, quem sabe perceber que seu filho é quieto demais, solitário, devido não ter coragem de contar algo para sua família, já vi casos de jovens conseguirem se assumir perante família ao verem esses casos na TV, ao verem seus ídolos saírem do armário e por aí vai, a mídia trás vários benefícios em vários casos quando se bem aproveitada, é como a internet, é boa desde que quem tem acesso saiba usar.
Os contras: no caso da dos jovens, existem pessoas com mentes tão pequenas que acaba alguma forma copiando o que se passa na televisão, fazendo a ficção virar realidade. No caso de casais homossexuais nas novelas, ao mesmo tempo em que eles mostram uma união estável, eles barram a liberdade de expressão, pois em nenhuma novela se foi visto beijo entre os personagens, a não ser na novela Senhora do Destino, foi a novela que mais mostrou a “realidade” de um relacionamento homoafetivo, por outro lado os telespectadores veem esse tipo de exibição como um incentivo a homossexualidade, com coisa que alguém ver essas cenas vai virar um homossexual, as pessoas acham que nós homossexuais mudamos de orientação da noite para o dia, e que podemos virar “normais” da noite para o dia, ou até mesmo se curar em alguma religião por aí. Infelizmente muitas pessoas fazem da ficção a realidade só coisas que não vão acrescentar em nada em suas vidas, como a violência, seria tão bom que todos pudessem tornar realidade o amor, o respeito ao próximo, respeito a diversidade.
Bom! Mas nem tudo é perfeito amigos, quem sabem um dia as pessoas aprendem a utilizar mais a mídia para seu bem estar.

6 comentários:

manicomiomundo disse...

Realmente,a mídia influencia muito os jovens hoje em dia,mas,eu pelo menos,prefiro assistir canais construtivos como AXN,discovery,National Geographic e History Channel,só de vez em quando relembro a infância com o Boomerang :B

Obrigada pelas sugestões,volte sempre

jodie disse...

OI...
Acho realmente uma pena pessoas ainda acharem graça em espancar os outros ou bota fogo em indios,ou bater em homossexuais.Mas a culpa não é toda da midia..Ela tem que mostrar,sim,que ainda existem atitudes lamentaveis como essas. Mas é a educação, a conciencia que diz como vc vai reagir a uma cena.Afinal,a tv reproduz hj muito do que se ve nos telejornais,o que acontece do nosso lado,todo dia.

bjo e um otimo FDS

flor disse...

Isso tudo é uma palhaçada, essa novela (eu assisto, assumo) mostra o que é na realidade, muitos jovens de classe média fazem isso e os pais dizem que nao é nada, que as pessoas estão perseguindo a criatura, como assim?? Em que mundo estamos vivendo???

Beijoos

wal disse...

olha sobre a novela ela tenta mostrar o que acontece e fazer as pessoas se concientizarem sobre o que é ERRADO fazer, mas se tem jovens que segue isso não acredito ser culpa da novela e sim de já serem pessoas más, afinal o papel na novela é justamente mostrar a realizade e fazer refletir sobre o papel de pais e filhos na sociedade...bjs e lindo fds.

dany disse...

acho q a tv leva tudo prum lado muito apelativo, não gosto... tv pra mim é pra deixar ligada anoite antes de dormir so pra o quarto não ficar tão escuro :D

Paula Souzza. disse...

manipulação pura!